''Sabe viver quem dedica um dia ao sonho e outro a realidade'' (Kurt Cobain)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Amigos, paciência!

Desde que eu me entendo por gente, tenho problemas em relação à regularização estudantil, sendo esses problemas envolvendo documentação ou atraso de mensalidade ou outras situações.
O grande problema sempre foi a troca de colégios, todos os anos eu mudava de colégio, uma vez passei até meio ano em um, não sei o motivo exato pela troca, acho que a minha mãe achava esses colégios ‘’fracos’’, se podemos classificá-los dessa forma. Mas pior ainda é saber que a pessoa que diz ser meu pai nunca se preocupar com a minha educação. É um homem covarde que gosta da boa vida, ele é uma pessoa irresponsável que sabe que alguém vai acabar resolvendo os problemas que ele deveria resolver, no caso, o meu problema estudantil, sempre desde que eu o conheço alguém acabou resolvendo o problema que ele deveria resolver.
Mas não estou escrevendo isso para culpá-lo, estou escrevendo pra expressar minha revolta. Antes de eu entrar no ensino fundamental dois, acho que desde segunda série à quarta série meu pai ficou encarregado de ‘’bancar’’ meus estudos, até ai tudo bem cursei esses anos tranquilamente, mas depois soube que ele estava com uma divida muito grande com o colégio, ele tentou negociar com o colégio – era um colégio infantil – e conseguiu, mas do mesmo modo ele não cumpriu com seu dever, quando eu fui para a 5°série fui transferido para Cesep Maguari, lá foi tudo muito bom fiz amizades e me envolvi pela primeira vez com uma menina linda, eu tinha 11 anos,tenho contatos com todos de lá do Cesep até hoje, mas do mesmo modo fui transferido no meio do ano, mas dessa vez foi por vontade própria, fui transferido para a mesma franquia de Colégio, fui para o Cesep Belém, um dos melhores colégios do estado, lá também fiz boas amizades. Quando o ano acabou saí do colégio mais uma vez, eu já estava cansado de toda aquelas entradas e saídas, mas eu mal sabia o que viria ao longo dos tempos, e mais uma vez meu criador não cumpriu com sua obrigação, como pode uma pessoa ‘’adulta’’ ser tão irresponsável? Isso não era por questão de não ter como pagar, mas sim de saber que alguém iria resolver o problema dele, no caso sempre era a minha mãe, por isso que eles se separaram, meu irmão diz o meu nascimento foi à última chance dos dois se entenderem.
No ano seguinte eu fui estudar em um colégio que eu não queria ir, CEI era o nome da escola, achei engraçado, até porque me lembrava da Comunidade dos Estados Independentes (Geografia), mais tarde descobri que não tinha nada haver com uma das matérias que eu mais gostava. Mas não foi tão ruim assim, minha prima iria estudar na comigo, e por sorte ficamos estudando na mesma sala, o que mais me alegrou foi que nesse ano a minha mãe assumiria a responsabilidade com o colégio e nesse ano não ouve problemas com o colégio, só que eu sabia que iria sair no fim do ano. Mais tarde descobri que fiquei em recuperação em artes, isso me assustou muito, pois eu sempre passava direto, mas soube que a minha avó era amiga da diretora, eu conversei com ela e a convenci de não fazer a recuperação, porém eu teria que fazer alguma coisa... Eu não sabia o que era do mesmo modo eu não fiz. Quando fui receber meu boletim eu já estava a rezar para todos os santos mesmo sendo agnóstico, eu estava realmente, era um medo bobo, quem tem medo de reprovar em artes na 6°serie?
No ano seguinte eu já tinha que ser um aluno aplicado e responsável, foi o que realmente não aconteceu, eu fui estudar no dom Bosco, um colégio que na minha visão era razoavelmente ‘’bom’’, mas eu estava enganado, a escola era boa mesmo, não fui submetido a práticas católicas frustrantes como eu pensava, somente uns relativamente pequenos dogmas cristãos, o que me levou a temer à todos que estudavam e trabalhavam lá naquela instituição, eu pensava que todos aqueles que estavam lá já eram ‘’abduzidos’’ pela autoridade católica, talvez seja por isso que eu ganhei algumas inimizades e ser considerado metido ou boçal... Bom, boçal já era uma fama que eu já tinha levado há algum tempo, não obstante, isso foi apenas a princípio, nesse ano estávamos em 2008, e quem estava encarregado de ser responsável por esse ano eram somente: Meu irmão, meu tio, minha mãe, meu pai... Pouco não? Eu estava achando que esse ano não teria outros problemas no final novamente. Eu estava totalmente equivocado, hoje sei que o que levou a dívida no fim do ano foi a simples falta de organização de saber quem estava realmente responsável em pagar! Fora isso, dom Bosco podemos dizer que era o melhor colégio que eu já tinha estudado.
Mais uma vez o problema foi resolvido, não pense que dessa vez meu pai ‘’caiu na real’’ e fez alguma coisa. Minha mãe estava cursando uma faculdade, por isso ela não pode se responsabilizar por mim e pediu auxilio ao meu irmão, tio... Só que no final quem resolveu foi ela! Mesmo sem poder, ela fez um empréstimo de uns R$ 1.500, não me lembro muito bem o valor real.
Enfim, tudo se arrumou e dessa vez eu não saí do Dom Bosco, eu fiquei muito feliz por isso, era a primeira vez desde o meu colégio infantil - não vou falar o nome, pois é constrangedor - que eu não seria novato no ano seguinte. Bom, você deve ser muito curioso ou gostar muito de mim pra ler tudo isso, mas, já que estamos aqui deixa eu te contar o resto da estória...
2009, foi simplesmente o melhor ano da minha vida, pelo menos o inicio, foi o ano que eu mais fiz amizades, foi o ano que eu mais amei o que mais odiei... Quando cheguei lá na escola já tinham começa as aulas, cheguei ao segundo ou no terceiro dia, vi muitas pessoas falando com um carinha alto, um novato meio desengonçado, achei estranho no terceiro dia ela já estava falando com todos, na mesma semana, na aula de geografia, uma das minhas matérias preferidas, esse novato falava de igual pra igual com a professora, eu pensei assim: quem é esse cara? Ele gosta de geografia? Como assim? Eu pensava que era o único que gostava naquela escola, mas meu último e não pouco importante pensamento foi: Tenho que ser amigo desse cara. Realmente foi uma coisa muito estranha, mas logo percebi que geografia era uma matéria em comum entre nós dois, mas como sempre dizia alguns professores, esse cara está te levando pro mau caminho, era engraçado, até porque eles falavam brincando, porém, foi uma coincidência fascinante, fui para o mau caminho, mas fui para o mau caminho muito feliz, fui com meus amigos... Os que me fizeram amar e desejar nunca ficar longe devo isso a Pedro Paulo Mendes, Gustavo Mendes, André Netto, Penélope Lima... Natália Paixão, Ana Paula, Ilana, Bianca, Beatriz... Espero que os que eu não coloquei aqui me perdoem. Já no fim do ano, eu já estava todo ‘’ferrado’’ o risco de reprovar era ligeiramente claro. Eu acabei passando, mas o problema real ainda estava por vir.
Nesse ano eu descobri que não havia sido paga nenhuma parcela do ano todo, mas como pode isso? Tudo se acalmou depois de um tempo, mas nada estava resolvido, agora nesse ano de 2010, em poucos dias estive lutando pra saber como pagar quatro mil reais ao dom Bosco, isso mesmo quatro mil, eu já estava triste e desanimado, e sabia que no ano seguinte eu não iria continuar, porque era um dinheiro que ninguém na minha família tinha disponível, porém, alguma coisa mudou na minha vida e eu tomei uma injeção de ânimo quando soube que eu poderia voltar pro colégio que hoje em dia eu amo, acho que não vou ser uma pessoa normal, posso ter algum problema no futuro se eu não voltar pra lá, não é uma simples luxúria de estar no colégio de estrutura boa, tanto que agora nesse momento eu desprezaria o melhor colégio do Brasil, pra poder ficar no Dom Bosco. Eu amo os meus amigos.

2 comentários:

  1. E é la que vc vai estudar e ser um homem decente e de bem.

    Dificuldades são para serem superadas, senão qual motivo de existir a vitória?

    ResponderExcluir
  2. caraa,parece um livro isso.(:
    to esperaaando a proxima atualizaçãão. *-* (y)

    ResponderExcluir