''Sabe viver quem dedica um dia ao sonho e outro a realidade'' (Kurt Cobain)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fé!

Há muito tempo, desde criança tive contato com diversas religiões, minha mãe frequentava centro espírita e a igreja católica (Como pode isso?), meu pai sempre mudara de religião, minha avó era umbandista (Admito que sempre gostei das religiões africanas) meu avô, minha tia e meu tio eram protestantes, realmente eu estava confuso nesse meio.

Mas por algum motivo, não sei ao certo o qual minha mãe achou que eu deveria ser católico, apesar de já ser uma criança com noções, ainda não sabia discutir e acabei aceitando a vontade dela. Fui matriculado em um centro católico com a intenção de ser catequizado. Lá no centro eu acabei me tornando um aluno aplicado em relação a tudo aquilo, eu mesmo não sabia que tinha tanta capacidade de argumentar sobre um assunto que eu nunca tive vontade de me envolver. Eu realmente fiquei surpreso com a minha capacidade de discutir sobre Fé, logo me tornei um cristão de verdade, lembro que todas as perguntas feitas pelos catequistas eram respondidas por mim, lembro que uma vez o catequista fez um sinal para eu não responder, eu me orgulhara de tudo aquilo.

Certo dia, na aula de catequese, uma das funcionarias de alta patente – acho que era a secretária – veio até a minha sala e perguntou quem gostaria de ser coroinha da basílica de Nazaré, eu prontamente levantei a mão e disse que queria na classe os únicos que gostariam de se tornar coroinha, era o filho da mesma secretária e eu, porém, não estava ligando pros outros, eu estava muito envolvido com todo aquele universo.

Logo assumi a responsabilidade de ir todos os sábados para a reunião lá na basílica. Muitas vezes eu passava o fim-de-semana inteiro ao redor da igreja. Mas o tempo passa, e alguma coisa mudou nos meus pensamentos, muitos diziam que eu estava crescendo, outros diziam que eu estava indo para o mau caminho. Eu já não tinha a mesma vontade de ir pra igreja e logo depois que eu fiz a primeira eucaristia nunca mais fui lá naquela merda! Realmente, meu pensamento mudou! Eu mudei! Tudo mudou!

Não sei, mas, tenho a forte impressão de que fui influenciado. Meu pensamento em relação ao catolicismo era um: grande mentira, grande enganação, mas não só em relação ao catolicismo, eu já tinha uma boa ‘’dose de raiva’’ com os protestantes. E pra mim tudo e qualquer tipo de religião era alienação, ignorância da parte dos ‘’fieis’’, e abuso com o dinheiro de pessoas que acham que dando alguma coisa para a igreja vão ter as ‘’chaves do céu’’, mas a minha raiva era maior ainda pelas pessoas que diziam ser cristãs, e que na verdade não eram, tinha apenas medo, mas não sei realmente de que temer!

Minha visão crítica em relação à religião ficou ainda mais obscura com o passar do tempo, pois já tinha maturidade de discutir. Fiz amizades com algumas pessoas que não acreditavam em deus, qualquer pessoa que olhasse de fora pensaria que eu estava perdido, não obstante, quem se importa com essas pessoas? Eu realmente nunca me importei. As pessoas tomam de decisões e pensamentos precipitados, acham que ateus, são aquelas pessoas que odeiam ao deus cristão e não acreditam em nada. Existem vários tipos de ateus cada um crê em uma coisa, eu era um deles, mas do mesmo modo posso me classificar como agnóstico, pra quem não sabe, agnóstico são aqueles que acreditam em deus, porém, não do modo cristão, agnósticos não deixam de ter sua fé, e quem disse que fé tem alguma coisa haver com religião?

"Deus pra a felicidade do homem inventou fé e o amor. O diabo invejoso fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento;" (Machado de Assis)


Nenhum comentário:

Postar um comentário